domingo, 18 de janeiro de 2009

Contador de corpos

Um dia desses eu vi uma reportagem que dizia que vários governos Estaduais do Brasil estavam implantando um contador de impostos. O dito contador, afere em tempo real, o recolhimento das tributações pagas ao governo. Interessante! Assim podemos saber o quanto estamos pagando ao governo através do consumo. Bom, assim pensei... Mas ao refletir sobre o caso, logo escutei o comentário: "é bom mesmo, porque só assim a gente sabe o quanto está sendo roubado." - Para não parecer muito hostil, mudo este comentário passando para minhas palavras: "é bom mesmo, só assim sabemos o quanto pagamos e podemos ponderar o quanto em benefícios estamos recebendo." (um pouco mais sutil, mais lírico...).
No Brasil, morrem mais pessoas do que em guerras, talvez fosse interessante o governo colocar em cada praça um contador de corpos, contabilizando cada baixa humana nesta guerra civil em que vivemos, talvez surta algum efeito, talvez algum famigerado deixe de cometer um latrocínio para pedir pacientemente um emprego enquanto seus "famigeradinhos" choram de fome, talvez um grande traficante de drogas europeu enquanto passa férias em nosso paraíso tropical (paraíso?), ao ver o novo contador e corpos, se comova e decida fechar a sua rentável agência de "viagens" (viagem esta, muitas vezes sem volta). Talvez os motoristas que bebem e dirigem, quando sentados na mesa do bar, ao verem o contador girar, se conscientizem e vão de táxi... Talvez... Talvez não...

5 comentários:

  1. Interessante suas ideias.
    sempre houve este tal de contador do dinheiro publico gasto.
    nem criar mais cargos. existem fiscais demais por ai, so coçando o saco e engordando os bolsos.

    ResponderExcluir
  2. Acho que vai faltar dígito no contador... ou pior, talvez a velocidade com que os registros serão atualizados, poderá requerer um consumo de energia que leve a colapso o sistema de distribuição de energia do país, as turbinas entrem em superaquecimento explodindo as barragens, e isso venha causar inundações provocando tsunamis catastróficos. As termoelétricas também explodam, e as usinas nucleares de Angra dos Reis transformem o Brasil em Hiroxima.
    Seria mais sensato, o Governo observar o contador de Impostos, e redistribuir a renda, socializando os recursos de forma não só a atender as necessidades sociais, mas principalmente para cumprir a função que lhe dar razão de existir. Do contrário, se houver necessidade de um contador de Corpos, provavelmente faltará um povo para ser governado... Talvez... Talvez não...

    ResponderExcluir
  3. Sábias palavras... sábias palavras! Essa nossa parceria vai longe...

    ResponderExcluir
  4. Não é só no Brasil.
    Por todo o mundo há contadores de impostos. Vão criando lugares que não são úteis para ninguem e que apenas sustentam os amigos da politica. A máquina do Estado tira de um lado e dá a outro sem razão nem legitimidade.
    Enquanto uns morrem de fome outros esbanjam e desprezam os mais fracos.
    Gostei dos temas no seu blog

    ResponderExcluir
  5. Gostei do comentário e aproveito para lançar mais uma ideia: "Um contador de corruptos" também seria muito interessante. Ainda tem pessoas falando que o Brasil é maravilhoso pois não tem guerras, mas esquece que quando saem de suas casas já estão em mais uma batalha pela sobrevivência: Será que irão voltar ou serão achados por uma bala perdida? Chega de violência.

    ResponderExcluir