terça-feira, 10 de março de 2009

Divino humano imperfeito

Sentado no trono estava enquanto tomava sua decisão. E aquele falso rei decide que só tem um poder: o de pensar! Suas ações são conseqüência de seus pensamentos, desde que estas ações não interfiram na maneira de pensar de qualquer ser de duas pernas, que ainda tenha o horrível orgulho de se dizer humano.
Viu então o que ele tanto desejava, e se mortificava, não era competente a ele decidir, não mais, ao menos, tratava-se de uma decisão divina, talvez, já que cabia a ela a seguinte frase: você na terra, no céu, e em qualquer outro lugar também. Uma divindade mesmo, sua divindade.
O que ele podia fazer a mais no caso era simplesmente não fazer mais nada, sei lá! Quem pudera então fazer algo? E ao fazer essa pergunta, a resposta vem como um estalo em sua mente. No medíocre instante do desespero, são às divindades que se recorre. Então foi isso que ele fez! Fez suas ridículas preces imaculadas e insanas na tentativa maluca de se atrever ao absurdo: tornar o divino impuro pelas mãos do homem, mãos daquele homem.
Um passo à frente e já não está mais no mesmo lugar”. Estava num abismo, e então entendeu a hora de recuar. Entendeu o exato momento em que dar um passo atrás é o mais fácil a se fazer. A menos que abaixo do abismo tenha um rio profundo que se possa mergulhar, nadar, cair de cabeça e ainda sair com a mesma encima dos ombros.

2 comentários:

  1. Frase perfeita “Um passo à frente e já não está mais no mesmo lugar”, se não me engano é do Chico Science.(?)

    Que texto bonito, Marcos, bastante.

    Abraços
    Berenice

    ResponderExcluir
  2. sSim Berenice, a frase é de Chico Science... uma grande figura pernambucana.
    Obrigado pelas palavras doces...

    Abraços!

    ResponderExcluir